
As vendas do setor no Estado superaram o resultado nacional, que foi de 5,51% no ano que passou, segundo a Acesu
São Paulo/ Fortaleza As vendas nos supermercados cresceram 5,51% no ano passado em relação a 2008, divulgou ontem a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em dezembro, a alta foi de 6,61% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 31,20% em relação a novembro.
Já o comércio supermercadista cearense registrou expansão de quase 10% em 2009, acima do crescimento nacional, de acordo com Aníbal Feijó, presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu). "Aqui no Ceará, as centrais de negócios estão muito organizadas. Temos 26 no Estado, e isso ajudou o setor a alcançar esses números positivos", afirma.
Para este ano, a expectativa no incremento das vendas é de no mínimo mais 10%, auxiliado pela inauguração de novas lojas no Ceará. Segundo Feijó, em dezembro, os supermercados locais obtiveram alta de 20% com relação a igual mês de 2008 e de 25% se comparado ao mês anterior. Os números do mês de janeiro ainda não foram fechados, mas a Acesu está confiante e prevê mais crescimento. "Janeiro é um mês bom por causa do turismo", informa.
Vendas nacionais
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 10,65% em 2009, em relação a 2008. No mês de dezembro, a alta foi de 11,21% sobre dezembro de 2008 e de 31,68% sobre novembro. As vendas reais dos supermercados deverão crescer entre 8% e 9% em 2010.
A estimativa foi feita pelo presidente da Abras, Sussumo Honda, durante apresentação dos resultados de 2009.
"Deveremos ter uma evolução próxima a que vimos em 2008", disse o presidente.
Segundo ele, entre as razões para o bom desempenho projetado para este ano está o crescimento da renda da população, que deverá continuar em alta.
Isenção
O setor de supermercados deve reivindicar ao governo a isenção de PIS/Cofins sobre produtos alimentícios e de higiene, provavelmente em março, afirmou Honda. Segundo ele, o Brasil é um dos países que mais taxam o setor de alimentação, com uma média de 25%.
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