Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Portal tende a elevar adesões


Clique para Ampliar

O novo modelo da página na internet tem como premissa básica a agilidade

7/2/2010

O apoio dos vários atores (Sebrae, Previdência Social, Junta Comercial, contabilistas etc) envolvidos na formalização do empreendedor individual e o fato de estarem no mercado formal, só aumentam as chances de crescer e prosperar. E o que hoje é apenas um pequeno negócio amanhã poderá ser uma média e até uma grande empresa. Se há ainda algum empecilho, o problema deverá ser solucionado a partir de amanhã, dia 8, com a reformulação total no portal de acesso ao programa.

O novo modelo tem como premissa básica a imediatidade. Funcionando em todo País de forma simultânea e ininterrupta, utilizará plataforma tecnológica confiável, segura e apta a suportar a demanda. O sistema irá simplificar ao máximo os procedimentos e eliminará o cancelamento de inscrição.

Na prática, haverá uma tela única para entrada de dados, com a redução do número de campos para preenchimento e dispensa da reserva para nome empresarial e de declaração em papel e respectiva assinatura física. O Nire (Número de Identificação do Registro de Empresas) e o CNPJ serão gerados de imediato no novo modelo.

Balanço

Para Carlos Cruz, superintendente do Sebrae-CE, "a adesão ao EI ainda é pequena. Isso se deve, inicialmente, a problemas técnicos na página da internet do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic)". "Foi subestimada a projeção de formalizações. Eram esperadas um milhão, e o interesse foi muito maior".

Outro empecilho apontado por ele é "que ocorreram problemas nos links de acesso, a quantidade de páginas do formulário de chegava a 40, provocando erros no meio do processo, fazendo com que o usuário tivesse que começar tudo de novo".

Sobre o novo modelo, Cruz destaca: "O portal está sendo melhorado. O número de páginas do formulário de formalização foi reduzido para quatro e os links já estão funcionando. De modo que a projeção de 60 mil formalizações no Ceará este ano é factível, mas preferimos trabalhar com um número em torno de 40 mil".

O superintendente do Sebrae-CE destaca que o órgão está se preparando para dar um salto. "Estamos adaptando os treinamentos dados em sala de aula para a realidade do empreendedor individual. A ideia é que para cada formalização haja uma capacitação". Sem nenhum custo para o empreendedor, isso vai ocorrer junto com o programa de visitação a cada um desses empreendedores individuais, lançado pelo Sebrae Nacional. "Assim esse empreendedor vai entrar com o pé direito no mercado, com conhecimentos sobre gestão, formação de preços, noções de qualidade do produto, entre outros, a fim de que ele possa se perpetuar", destaca Cruz. (IM/ADJ)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário