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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comércio: dicas para atendimento no caixa!


1 01UTC fevereiro 01UTC 2010 · Deixe um comentário

Muitas vezes considerado uma “zona de tensão” dentro da loja ou até mesmo um local sem muita importância, o caixa merece toda a atenção por parte dos gestores do varejo. Afinal, o momento final da venda é tão importante quanto a abordagem ou a negociação e, por isso, requer atendentes capacitados. Para que o atendimento neste ponto seja satisfatório, é preciso reconhecer sua importância e contar com técnicas apropriadas.

O consultor especializado em varejo, atendimento e vendas Scher Soares (São Paulo/ SP), sublinha que o caixa é conhecido como uma área delicada dentro do ponto-de-venda. Ao mesmo tempo que, na maioria dos casos, o cliente deseja passar por ele rapidamente, é também o momento no qual o consumidor, de fato, assume o comportamento prático de pagar por seu consumo. “É um momento em que, mesmo inconscientemente, o cliente sente o ônus do pagamento e avalia o bônus da sua compra. Qualquer deslize neste momento pode causar mais ênfase no ônus, no desembolso, ao mesmo tempo que um detalhe positivo agrega valor à compra e, da mesma maneira, dá mais ênfase no bônus da aquisição”, avalia. Ao caixa, segundo ele, cabe esse ‘grand finale’, com um atendimento que valorize a compra do cliente, com comportamentos diferenciados que o façam se sentir servido e que resultem em uma boa experiência. Segundo o professor e consultor de vendas e atendimento Eduardo Frederico Dias Pereira de Oliveira (Recife/PE), o profissional que opera no caixa, além das competências necessárias ao bom desempenho de suas atividades, deve ser um exímio vendedor e ser tão bem treinado para as vendas quanto os demais vendedores. “A importância dessa visão para uma organização está no fato de que, muitas vezes, é no caixa que as vendas se concretizam. De que adianta os vendedores oferecerem um excelente atendimento se, ao chegar no caixa para concretizar a venda, o cliente não for bem tratado e estimulado a voltar?”, questiona. No caixa, muitas vezes, o atendente pensa que a venda já está finalizada e não precisa mais cativar o cliente. Oliveira salienta que, assim como os vendedores são chamados atualmente de “consultores de vendas”, o atendente de caixa, dentro de uma visão sistêmica de negócio, nada mais é do que um “consultor final”, sendo uma peça importante dentro da estratégia de negócio de uma organização. “Quando colocamos nesta posição de trabalho pessoas que não possuem o perfil voltado para vendas e atendimento, corremos o risco de perder o cliente na “boca do caixa”. É como perder um gol sem goleiro”, sublinha. O atendimento no caixa é o momento, segundo ele, de confirmar o pedido junto ao cliente, o endereço para a entrega e o prazo para o pagamento, fazer recomendações sobre o produto oferecido, garantia, assistência técnica, entre outros.

Lia Nara Bau/Jornal Exclusivo

Fonte: exclusivo.com.br

Por Diego Batista – Marketing Digital – Bolsa de Mercadorias Têxteis

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