Receitas geradas pelos clubes das seis maiores ligas europeias, provenientes de patrocínios em camisetas, alcançaram um total de 395,5 milhões de euros
Equipe Universidade do Futebol
Apesar dos recentes recordes em contratos de patrocínios em uniformes alcançados pelos europeus Manchester United, Liverpool e Real Madrid, o relatório da Sport+Markt, relativo às receitas totais provenientes desse tipo de acordo, demonstra uma ligeira recuperação em relação aos valores do ano anterior. Espera-se a recuperação total e um aumento significativo neste tipo de receitas apenas em 2009/2010.Segundo a consultora, na temporada de 2008/2009, as receitas geradas pelos clubes das seis maiores ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Holanda), provenientes de patrocínios em camisa, alcançaram um total de 395,5 milhões de euros, apenas 2,3 milhões de euros a mais do que na temporada de 2007/2008, mas ainda inferior ao total de 2006/2007, que registrou 405,3 milhões de euros.Os clubes da Bundesliga, a primeira divisão da Alemanha, geraram um total de 108,6 milhões de euros, que, no entanto, representou menos 5,2% do que na temporada anterior. No mesmo sentido, os clubes da Premier League, a elite inglesa, registraram queda, arrecadando apenas 83,5 milhões de euros, tal como as agremiações francesas, as quais, fruto das restrições à publicidade relacionada ao álcool e ao jogo, tiveram uma queda de 12,2 milhões de euros, somando um total de 37,8 milhões de euros. Em contrapartida, as equipes espanholas, italianas e holandesas apontaram aumentos no valor total desse tipo de patrocínio.Ranking de patrocínios nas camisas 2009/2010 (valores anuais):
1. CF Real Madrid (Espanha) / Bwin – 25 milhões de euros;
2. Liverpool FC (Inglaterra) / Standard Chartered Bank – 22,5 milhões de euros;
3. Manchester United FC (Inglaterra) / Aon – 21,5 milhões de euros;
4. FC Bayern Munique (Alemanha) / T-Home – 20 milhões de euros (em renegociação);
5. FC Schalke 04 (Alemanha) / Gazprom – 12 milhões de euros;
6. Chelsea FC (Inglaterra) / Samsung – 11,6 milhões de euros.
Em média, os 112 clubes das seis maiores ligas europeias recebem 3,5 milhões de euros por ano, em patrocínios em uniformes, embora apenas 108 tenham iniciado as respectivas ligas com patrocinador. Em Portugal, vale registrar que apenas FC Porto, Benfica e Sporting conseguem alcançar o valor de 3,5 milhões de euros gerados pela média dos 112 clubes europeus, enquanto os clubes de topo do Brasil conseguem dobrar esse valor.
Fonte: Futebol Finance - www.futebolfinance.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário